sábado, 29 de maio de 2010

Gerenciando Grupos e Usuários Linux

No Linux, como em todo o sistema UNIX-like, os usuário são registrados em grupos. Cada usuário tem pelo menos um grupo ao qual está associado. Se só estiver associado a um grupo, este será seu grupo principal (geralmente é um grupo com o mesmo nome do usuário), denominado Primary Group (grupo primário). Porém, um usuário pode estar associado a vários grupos (embora apenas um deles seja o seu grupo principal). Vejamos como manipulá-los...


  • Verificando os Grupos do Usuário

Basta digitar o comando "groups", ou "groups usuario". No primeiro caso, será mostrada a lista de grupos do usuário que digitou o comando. No segundo, a lista referente ao usuário especificado. Qualquer usuário do sistema pode inspecionar os grupos de qualquer outro, mesmo os do root!! Experimente!!


  • Adicionando um Grupo Linux

Em algumas situações, desejamos criar um grupo novo e adicionar usuários a este grupo. Para criar um grupo novo, digite (somente como root):

addgroup nomegrupo

Isto criará um grupo novo com o nome especificado, porém sem usuários vinculados a este grupo.


  • Adicionando um Grupo a um Usuário Existente

Se você acabou de criar seu grupo novo e quer colocar usuários associados a ele, mas os usuários já existem, basta digitar:

usermod -a -G nomegrupoexistente nomeusuarioexistente

Isto vincula um usuário existente a um grupo existente ao qual ainda não pertença. Claro que não remove os vínculos do referido usuário a outros grupos a que porventura ele esteja associado.


  • Adicionando um Novo Usuário a um Grupo Já Existente

Beleza, agora vamos fazer o contrário: criar um novo usuário, porém definindo seu grupo primário (principal) como um grupo que já exista:

useradd -g grupoexistente usuarionovo

Note que o grupo especificado (grupoexistente) já deve existir previamente!! O novo usuário (usuarionovo) terá vínculo a apenas um grupo, o referido no comando, que será seu grupo primário.


  • Simplesmente Criando um Usuário Novo
Bem semelhante ao comando acima, se o comando digitado fosse:

useradd usuarionovo

Seriam criados ambos um usuário novo com o nome especificado e um grupo novo com o mesmo nome, sendo automaticamente o usuário novo vinculado unicamente ao grupo de mesmo nome, que lhe será seu grupo primário.

Bom, espero que estas dicas ajudem!! Resolveu seus problemas?? Atrapalhou tudo?? Então, claro, COMENTEM!!

Nenhum comentário: