sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Dica Desert Operations: Quando o Melhor Ataque é a Defesa!

OK, todos já sabem que eu ando jogando este jogo e que, ao lado de dicas do Linux, eu publico dicas de jogos de estratégia... bom, mas esta dica de hoje também é boa e se dirige a jogadores de nível intermediário ou mesmo avançado!! Vamos ao cenário: você normalmente junta muito dinheiro com suas fábricas, metrópoles e cidades, e gasta tudo fazendo tanques e navios, soldados e mergulhadores?? Cada ataque que você realiza consome grande parte de suas frotas e você precisa ficar de resguardo, construindo tudo de novo?? Está cada vez mais custoso atacar, porque seus inimigos são fortes e a garantia da vitória é proporcional ao peso de sua frota?? E, o pior: depois de um ataque de sucesso, suas frotas encontram-se debilitadas e você fica muito vulnerável a contra-ataques, que podem tomar grande parte de suas suadas conquistas?? Pois é, então está na hora de jogar usando uma estratégia diferente: a defesa!!
Quem sofre um ataque normalmente é avisado alguns minutos antes. De cada ataque realizado, podemos colher um de dois resultados:

  • O atacante é vitorioso: então ele toma dinheiro, fábricas, minas, cidades e metrópoles do defensor. Derruba suas frotas e defesas, ou grande parte delas.
  • O atacante é derrotado: tudo acontece em sentido inverso!! O defensor derruba as frotas do atacante, ou grande parte delas. Como contra-ataque, automaticamente toma-lhe dinheiro, cidades, fábricas, minas, metrópoles...

Veja que pode ser extremamente útil trocar, em certas situações, uma estratégia de ataque por uma de defesa!!
Mas, como realizar uma boa defesa?? Agora sim está falando a minha língua!! Siga as dicas abaixo:

  • Antes de tudo, empregue algum tempo (e dinheiro) investindo em mecanismos de defesa. Estão todos no Centro de Pesquisas, aba Defesa. Claro que grande parte dos pré-requisitos já estarão desenvolvidos se você já tem alguma coisa de marinha e exército, mas os melhores mecanismos de defesa exigem que as pesquisas vão um pouco mais além;
  • Construa suas defesas. Elas não encarecem com a quantidade. Vá no Pentágono e mantenha-se sempre construindo;
  • Nunca exagere, construindo apenas defesas de um tipo. Existem armas que detonam certas defesas sem sofrer qualquer ferimento. Desenvolva um pouco de cada, e mantenha o máximo de variedade possível nas suas defesas;
  • Crie uma frota para atacar com R1, mas que não será usada em ataque. Esta frota será acionada imediatamente se você for atacado. Coloque nesta frota apenas os armamentos que têm nível de defesa maior (ou ao menos igual) que nível de ataque, como os tanques T90, os Tanques Anti-Aéreo, corveta K130 e Submarino Classe 212A;
  • Tenha na sua frota de defesa sempre ao menos um item de cada meio (terra, mar e ar), para evitar perder tudo com ataques de meios dos quais não há defesa (exemplo: se sua frota está cheia de tanques, mas não tem nenhum avião ou helicóptero, e você for atacado por um avião...);
  • Lembre-se de que os espiões nem sempre olham os armazéns. Neste caso, mantenha no armazém uma frota reserva, cópia idêntica em poder ou preferencialmente até mais poderosa que a frota que você está usando em R1 para defesa;
  • Antes de qualquer ataque você tem alguns minutos... entre sempre no jogo e, se você vir um ataque agendado, corra aumentando as defesas e movendo seu armazém para a frota de defesa. Muitas batalhas podem ser ganhas surpreendendo o inimigo assim, mesmo aquele que se deu o trabalho de espionar detidamente seu arsenal;
  • Outra opção seria enganar os espiões trouxas: manter uma frota de defesa magrinha mas um armazém lotado de armas de todo o tipo. Na iminência de um ataque, após a espionagem, você pega e move grande parte para a frota de defesa. Subitamente, sua defesa fica bem mais forte e supera o ataque projetado pelo seu inimigo, ganhando fácil grandes vantagens sobre ele...

Bom, pessoal, como é custoso produzir tudo isso apenas para a defesa, igualmente é custoso produzi-lo para atacar... espero que estas dicas de estratégias do Desert Operations sejam utilizadas sabiamente e ajudem aos colegas jogadores!!
E lembrem-se: o importante, afinal, não é ganhar, mas sim se divertir!! Qualquer coisa: COMENTEM!!!

16 comentários:

Empresa Click Informática disse...

Participe Votando no Blog da Click Informática no 2º Turno do TOP BLOG 2010!!!
É só clicar no banner do TOP BLOG no Blog da Click Informática no endereço:

http://www.empresaclickinformatica.blogspot.com/

Depois de VOTAR confirme o VOTO em seu e-mail. A VOTAÇÃO do 2º Turno termina Dia 10 de novembro de 2010.
Participe VOTANDO no Blog da Click Informática!!!
Estamos concorrendo na Categoria Tecnologia!!!

Mr. Hendrickson disse...

Exelentes dicas!!!

Vou pasta-la em minha aliança e lhe darei os criditos.

Sds.

O Pajé disse...

Muito obrigado, rapaz!! Pode postar e consultar à vontade. O Desert Operations é um excelente jogo, muito inteligente e dinâmico. Boa sorte com sua aliança!!

Unknown disse...

ótimas dicas!!!!

O Pajé disse...

Beleza, rapaz!! Muito obrigado!!

Anônimo disse...

Se eu tiver nada eles podem me atacar

O Pajé disse...

Se vc não tiver nada, peça ajuda a sua Aliança. Uma boa aliança fortalece os afiliados em momentos difíceis.

Boa sorte e bom jogo a todos!!

Anônimo disse...

E se minha aliança só for eu e um amigo meu ???

O Pajé disse...

Bom, aí é um caso complicado, meu amigo... se a sua aliança só tem duas pessoas, não faz sentido uma ficar só na defesa. Vocês vão ter que se organizar e partir pro ataque, para ganhar pontos mais rapidamente. Além disso, uma aliança pequena pode não ter gás para sustentar um membro que fique desfalcado ou que opte por não atacar e ficar na defesa.
Creio que você pode adotar a estratégia deste artigo, como muitos dos nossos amigos têm adotado, um pouco mais pra frente, quando vc estiver bem forte e com uma aliança mais resistente. É uma estratégia ótima para quando vc está com uma defesa boa guardada e com amigos que possam te amparar caso perca algumas batalhas. Também é uma maneira barata de surpreender o inimigo.
Com uma aliança pequena, creio que uma boa estratégia é atacar mesmo e convidar mais pessoas para fortalecer sua aliança.
Depois passa aqui e diz como estão indo!! Bom jogo, camarada!! Boa sorte para vc e seu aliado!!

Anônimo disse...

Sua intenção é boa, mas vejo que conhece muito pouco do jogo.Usar tanques anti-aéreo, corvetas t90??!!!!Unidades totalmente obsoletas e são mais fake do que de utilidade real.Não sei na sua época, mas o jogo mudou muito, principalmente pq os ADMs do jogo fazem de tudo para vender diamantes.Então, meu camarada, todo o jogo beneficia o atacante.Aliás,o sistema tem promovidos constantes eventos de final de semana, no qual aumenta em até 30% o poder de atke das unidades(geralmente unidades premium).Assim, nesse cenário, é muito mais inteligente deixar o atke bater sem nenhuma resistência e organizar uma frota de contra-atke, perde-se muito recursos assim.Perceba que a maioria de nós, os Mac Patinhas, temos muitas derrotas no currículo, mas somos os mais bem pontuados do game..eu msm tenho mais de 2bi de pontos no serv br ocidental, e banco 23 full...vlw

Anônimo disse...

Errata,

Com relação ao comentário anterior:

Assim, nesse cenário, é muito mais inteligente deixar o atke bater sem nenhuma resistência e organizar uma frota de contra-atke, perde-se muito MENOS recursos assim.
desculpem!

Airton Bolquett disse...

janeiro de 2013, e eu conheci o jogo há pouco tempo...
vc ainda joga?

O Pajé disse...

Olá Pessoal,

Respondendo aos últimos comentários:

1- Esta estratégia certamente funciona muito bem nas versões antigas do jogo, vigentes quando o artigo foi escrito. Hoje, como foi dito, o jogo evoluiu, cresceu e se modificou, de forma que existem novas e melhores estratégias.
2- Hoje não jogo mais: até algum tempo atrás eu jogava muito, muito mesmo, daí não conseguia trabalhar tanto e, como minha produtividade no trabalho é proporcional ao meu faturamento, precisei abandonar o jogo. Além disso, tive alguns desentendimentos de opinião com os membros da aliança da qual fazia parte, o que me deixou muito frustrado.
3- Minha experiência pessoal não deve interferir na vontade de vcs para o jogo. Continuo apostolando que se trata de um jogo fantástico, muito bem bolado, inteligente, realmente cooperativo e altamente interessante. Recomendo a todos!!

Abraços,

Pajé

Carlinhos disse...

Bom dia amigo, suas digas são ótimas obrigado, bom tenho uma pergunta,eu gostaria de saber se as defesa fixas como patriotas, se elas acarretam juros como outras armamentos. Ou seja a minha receita fica saturada no vermelho e a parti dai eu começo a perder a minha grana fora do banco. Estou perguntando porque comprei alguns armamentos entre defesa fixas, fragatas F239 e J16 e fiquei no vermelho e perdi quase toda a minha grana. OU posso comprar ate o imite que tem no jogo sem ter que pagar juros? Muito obrigado e bom jogo e muito sucesso como Blogger

Carlinhos disse...

Se puder envie para mim a resposta da pergunta acima pode ser por e-mail, se não existir problemas, mais uma vez deixo aqui o meu muito obrigado.

Anônimo disse...

Oi